Skip to main content

A Corrida do Ouro



Tive a oportunidade de filmar no interior de minas de carvão, de ouro, de prata, de estanho... São locais terríveis, onde a presença da morte é dominante.

De certa vez, há mais de vinte anos atrás, na Bolívia, assisti a uma cerimônia ao deus protetor da terra, quando os mineiros se preparavam para abrir uma nova galeria. Os mineiros se apertavam num corredor estreito, sentados lado a lado, formando duas fileiras. Ao fundo a imagem de uma figura masculina de dois metros de altura, pintada inteiramente de vermelho, dotada de cornos e com o falus ereto. Os mineiros fumaram cigarros comuns que iam oferecendo à entidade e também bebiam seguidas garrafas de cerveja quente, igualmente oferecida como oferenda na boca aberta daquela figura. Toda a cena estava iluminada únicamente pelo foco das lâmpadas individuais que cada mineiro levava presa ao capacete.

Eu também fumei um cigarro com eles e bebi da sua cerveja quente pelo gargalo. Depois de algum tempo cantando uma ladainha interminável em língua quechua, eles trouxeram um filhote de llama. O animalzinho foi rapidamente sacrificado. Os ossos partidos e o corpo foi esquartejado. Enterraram em seguida os despojos em lugares previamente indicados por um condutor que devia ser uma espécie de xamã, sacerdote ou feiticeiro. Houve uma salva de palmas e a cantilena continuou. A partir dai o trabalho começou. Protegidos pelo espírito dos subterrâneos da Terra, os mineiros bolivianos acionaram os martelos pneumáticos. O ruído da escavação sepultou o coro de vozes rudes daqueles homens. Eu continuei filmando. Mas, sem querer duvidar da proteção daquela figura extraordinária nas profundezas da terra, a sensação de um perigo catastrófico nunca me abandonou. Sintia-me esmagado pela sensação de estar enterrado vivo no interior da mina.

Este fractal tenta representar a angústia no interior de uma galeria de mina. Gosto dessa imagem pois o swirl da espiral não é dominante, não é uma finalidade em si mesmo. O espetáculo do enroscamento da espiral não é a razão dessa imagem. Quis que pudessemos perceber o perigo de "estar lá dentro", como se fosse possível habitar a dimensão de um fractal. Creio que está expressada o desejo de "sair logo dali", pois a iminência de sermos esmagados parece real.

Chamei-o de "A Corrida do Ouro", pelos reflexos dourados nas "traves" que dão sustentação ao conjunto. Pois uma mina no interior da terra nada mais é do que a representação gráfica da cobiça e da ambição humanas. Um animal não resistiria muito tempo lá dentro. O ser humano, com sua capacidade quase infinita de resistir ao sofrimento, consegue passar a vida quase toda dentro daquele buraco insalubre. De uma galeria para outra pode-se passar do calor tórrido ao frio mais enregelante. Alimentos perecíveis não devem ser levados para baixo, pois se decompõem rapidamente. Por que então vamos para lá? É pelo ouro, pela riqueza, pela fortuna, seguindo a miragem insana da nossa ambição.

Comments

Popular posts from this blog

The disappearance of Africa

MandelBulb and JPG
Abissal Esses pequenos seres quase transparentes, que evoluem silenciosamente como se nos mostrassem o próprio mistério que os criou, são um dos meus temas favoritos.

The Parasite