Skip to main content

Eppur si muove


A lenda atribui ao astrônomo italiano Galileu Galilei a frase eppur si muove, quando levado ao Tribunal da Santa Inquisição. Contudo se move, murmurou Galileu diante dos inquisidores, forçado a admitir como então era a norma dominante, que a Terra estava imóvel e, mais ainda, era o próprio centro do Universo. Quem quer que desafiasse tal inconsistência seria condenado ao patíbulo. Galileu, obrigado a negar a sua descoberta, pagou com a liberdade e foi condenado a permanecer preso em casa até o dia de sua morte, nove anos depois do julgamento, em 1642.

Realizei uma série de trabalhos em 2004 representando desmoronamentos e movimentos tectônicos. Embora sem as dúvidas levantadas pelo método científico de Galileu, a sua lendária frase me serviu de motivo para uma investigação gráfica da tremenda pressão das forças geológicas de nosso Planeta.

Comments

Popular posts from this blog

The disappearance of Africa

MandelBulb and JPG
Abissal Esses pequenos seres quase transparentes, que evoluem silenciosamente como se nos mostrassem o próprio mistério que os criou, são um dos meus temas favoritos.

The Parasite